- Marshall Rosenberg, pai da CNV
No Instituto Ubuntu Brasil, a comunicação é mais do que palavras; é sobre construir conexões significativas. Nesse lugar, aprendemos sobre Comunicação Violenta e Comunicação Assertiva, duas abordagens essenciais para melhorar a comunicação nas empresas.
Aqui, entendemos que a Comunicação Violenta não é sobre ser agressivo, mas sim sobre reconhecer e transformar padrões de comunicação que causam conflitos. Aprender a expressar nossos sentimentos e necessidades de forma não violenta é fundamental para construir relações saudáveis e produtivas.
Por outro lado, a Comunicação Assertiva nos capacita a expressar nossas opiniões e defender nossos direitos de forma respeitosa e eficaz.
Nas empresas, isso promove um ambiente onde os colaboradores se sentem valorizados e ouvidos, contribuindo para um clima organizacional positivo e produtivo.
No Instituto Ubuntu Brasil, o foco não está apenas na transmissão de informações, mas sim na transformação de como nos comunicamos. Através do aprendizado e da prática da Comunicação Violenta e Assertiva, as empresas podem criar ambientes mais colaborativos, empáticos e eficazes. Vamos construir juntos um mundo onde a comunicação seja uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e profissional.
Joel Pinto Farias Junior é fundador do Instituto Ubuntu Brasil, onde atua como mediador de conflitos com foco em Comunicação Não Violenta e Justiça Restaurativa. Idealizador do projeto Espaços de Escuta Empáticos®, ele busca transformar ambientes de trabalho em espaços mais seguros e saudáveis, promovendo o bem-estar mental. Com vasta experiência em ESG, Joel se dedica a temas como compaixão, empatia, diversidade, inclusão e privilégios. É professor, palestrante e consultor. Sob sua liderança, o Instituto Ubuntu Brasil tem impactado diversas empresas pelo país por meio de consultorias especializadas.
Como especialista em Comunicação Não Violenta (CNV), desde 2017 tem dedicado sua vida profissional a construir pontes através da Comunicação Assertiva. Sua jornada inclui um mestrado em Psicologia, onde aprofundou seus conhecimentos em CNV e desenvolveu os Espaços de Escuta Empáticos® como parte de sua dissertação, além de uma valiosa experiência com Justiça Restaurativa e Cultura de Paz. Fundou o Instituto Ubuntu Brasil, onde desenvolve projetos que transformam a maneira como as pessoas se comunicam e resolvem conflitos. Sua missão é promover relacionamentos mais autênticos e saudáveis através da Comunicação Assertiva e empática.
2025 © Instituto Ubuntu Brasil
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.